Itamar de Assis

Perfil

Cursei jornalismo e publicidade na PUC-Rio, fiz pós-graduação em gestão do entretenimento na ESPM. Fiz inúmeros cursos e worshops sobre fotografia, mas ressalto minha experiência em fotografia documental no International Institute of Photography, em Nova York, como sendo  uma das mais valiosas experiências que já Tive. Eu trabalho com televisão desde o início da minha carreira. Posso dizer que minha trajetória tem sido marcada pelo meu fascínio pela força da imagem e sua capacidade de despertar emoções.

Devo aos familiares, amigos muito próximos e, principalmente, a meu amor, Adriane Matheus, meus primeiros passos na fotografia.

Em 2011, dei o salto para a fotografia profissional. Incorporei leitura especializada e pesquisa de equipamento de alta qualidade à minha rotina. Hoje, a tecnicidade dos nomes raw, hd, tratamento, edição e backup fazem parte do meu cotidiano.

Desde o começo, entendi rapidamente que a receita de um bom trabalho é amar o que fazemos. Fotografar, para mim, é um prazer que já me levou a trabalhar no Brasil, na França e nos Estados Unidos com o mesmo empenho.

Dentre as inúmeras formas de se entender a fotografia, escolho a que a define como “a arte de eternizar o momento”. Gosto de pensar no meu trabalho como uma colaboração para a construção da memória afetiva de pessoas que desejam registrar momentos de grande emoção.

Por meio da fotografia, casais podem suspirar por anos ao verem retratados os seus melhores sentimentos. Pais podem entrar em contato de novo com o cuidado e o amor de quando ainda podiam ter seus filhos nos braços. Famílias podem construir com imagens um legado para várias gerações. O tempo passa, a vida continua, as coisas mudam, mas as fotos sempre estarão lá.